Notícias

Intercâmbio Amazônia disponibiliza coletânea de receitas colaborativas

O Projeto Intercâmbio Amazônia lança oficialmente a coletânea de receitas desenvolvidas ao longo dos três laboratórios realizados em 2025, reunindo em um só material os resultados práticos das imersões sobre mandioca, ervas e especiarias, e ostras e pescados. A publicação apresenta criações elaboradas de forma conjunta por chefs brasileiros e dinamarqueses, cozinheiros selecionados e representantes de comunidades tradicionais.

As receitas refletem a variedade de técnicas, narrativas e referências presentes nos encontros. Cada conjunto de receitas traduz um aspecto da sociobiodiversidade amazônica, valorizando ingredientes emblemáticos e modos de preparo que expressam tanto a tradição quanto às possibilidades contemporâneas da culinária regional. O diálogo entre práticas comunitárias e técnicas profissionais reforça a proposta do projeto de aproximar mundos e estimular novas leituras da gastronomia amazônica.

Como resultado do Laboratório Culinário #1, o público encontra criações que dialogam com técnicas contemporâneas e protagonizam ingredientes icônicos da região, como o jacaré com creme de abacate e mamão verde, o pirarucu defumado a frio com feijão Santarém e mexilhões, o delicado ninho de tapioca e o abacaxi com caramelo de preciosa, além da adaptação amazônica do clássico dinamarquês drommekage.

As receitas do Laboratório Culinário #2 amplia esse repertório com combinações aromáticas e narrativas sensoriais mais profundas: bolo de priprioca com cupulate, dourada assada em folhas cítricas, magret de pato amazônico com purês de cará, maniçoba de tambaqui e um elegante parfait de doce de leite de búfala.

Já as experimentações do Laboratório Culinário #3 celebram a potência do litoral e dos rios amazônicos, com pratos que unem ancestralidade, inovação e experimentação, como manjar da Amazônia, pescada amarela en croute com puxuri, pescada estilo kabayaki, ostras marinadas no nam pla com patacones e a poqueca de tambaqui com pirão de piracuí.

Pescada estilo Kabayaki (sous vide). Foto: Lorena Fadul/Amana Mídia

Registro do projeto

O material também cumpre uma função documental, registrando o manejo responsável e discussões sobre a cadeia produtiva dos ingredientes utilizados. As experimentações realizadas durante os laboratórios, desde processos artesanais até técnicas aplicadas em cozinhas profissionais, agora se transformam em um acervo acessível ao público.

Disponibilizadas para consulta tanto no site quanto em formato PDF para download, as receitas ampliam o alcance do projeto e fortalecem seu compromisso com a democratização do conhecimento culinário. O acesso aberto permite que cozinheiros, pesquisadores, estudantes e interessados explorem a diversidade de ingredientes e técnicas apresentadas ao longo do ciclo de formação.

Com a coletânea, o Intercâmbio Amazônia contribui de forma concreta para a pesquisa, valorização e difusão da gastronomia amazônica contemporânea. O lançamento reforça o papel do projeto como ponte entre culturas, territórios e formas de cozinhar, estimulando novas interpretações e aprofundando o reconhecimento da riqueza alimentar da região.

Confira no site:

https://intercambioamazonia.com/category/receitas/ 

REALIZAÇÃO

Copyright © 2025  intercambioamazonia.com. Desenvolvido por Estufa Criativa e Tuya Comunicação.